Guega Centro Hípico!

// Centro de Equoterapia

Equoterapia é um método terapêutico que se utiliza o cavalo para ajudar crianças e adultos com algum tipo de problema físico, psicológico ou cognitivo.

Os benefícios do tratamento são tão visíveis que cresce o número de adeptos em todo o mundo. A equoterapia é recomendada para casos de paralisia cerebral, acidente vascular cerebral, trauma crâneo-encefálico, atraso maturativo, psicoses infantis, autismo, síndrome de down, dependência química, estresse, depressão, timidez, dificuldade de aprendizado, hiperatividade, falta de coordenação motora, problemas ortopédicos, visuais ou auditivos e posturais.

Como benefícios físicos podemos destacar o desenvolvimento do equilíbrio, da noção de espaço e postura, tonificação da musculatura e melhorias na voz e na pronúncia de palavras em função da respiração correta que é trabalhada. Como psicológicos,pode ser citado o aumento da auto-estima, da confiança e da autonomia, o desenvolvimento da sociabilidade e diminuição da agressividade e da intolerância à frustração. E por último, os cognitivos, que são: aumento do vocabulário nas crianças e melhora no desempenho em sala de aula, estimulação da atenção seletiva e da concentração.

Veja abaixo como a equoterapia pode ser um coadjuvante no tratamento de doenças:

Característica do Cavalo: Função Terapêutica:
Movimento tridimensional do dorso Fornece imagens cerebrais seqüenciais e impulsos importantes no aprendizado de andar.
Movimento rítmico ou balançar Estimula o metabolismo, regulando o tônus e melhorando os sistemas cardiovascular e respiratório.
Mudança de equilíbrio constante Exige adaptação de equilíbrio, fortalecendo a musculatura e a coordenação.
Imponência e altura Estimula a coragem, a autoconfiança, a concentração, e a independência.
Docilidade Desenvolve a calma, a capacidade social e a comunicação.
Centro Hípico Guega
Rodovia Anel Viário - Contorno Sul, Km 317, Ribeirão Preto - SP
(16) 3637-8841 - (16) 9195-0506 - centrohipico@guega.com.br